DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO A PARTIR DO PPC DE GEOGRAFIA DA UNIMONTES

Autores

  • Gabriela Amorim de Macedo Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Gabriel Valério de Souza Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Licenciatura em Geografia. Currículo. Projeto Pedagógico de Curso.

Resumo

O presente estudo analisa o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sob a perspectiva da formação de professores. Utilizando uma abordagem qualitativa e metodologia descritiva e exploratória, o estudo examina se o PPC da Unimontes busca formar profissionais com vivência prática e preparados para exercer a profissão. A pesquisa detalha os eixos de formação do curso: Formação Geográfica, Prática de Formação, Formação Geral e Pedagógica, e Estágio Curricular Supervisionado. Destacam-se disciplinas do eixo pedagógico, além das práticas de formação dentro do eixo de formação geográfica que visam aplicar habilidades didáticas. O Estágio Supervisionado é a culminância da formação prática, imergindo o aluno na realidade escolar. O estudo compreende que o PPC da Unimontes demonstra um esforço em integrar conhecimentos geográficos com uma sólida base pedagógica, visando formar um profissional crítico e engajado.

Biografia do Autor

Gabriela Amorim de Macedo, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduada em Licenciatura em Geografia pela mesma Universidade. Pós-graduanda (Especialização) em Teorias e Práticas na Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais (LEGIDEPE/Unimontes) e do Grupo de Pesquisa Geografia Física, Paisagem e Ambiente (Geofís/UFPA).

Gabriel Valério de Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduado em Licenciatura em Geografia pela mesma Universidade. Graduado em Ciências da Religião pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNICV). Pós-graduando (Especialização) em Supervisão e Inspeção e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Prisma.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Gabriela Amorim de Macedo, & Gabriel Valério de Souza Santos. (2025). DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO A PARTIR DO PPC DE GEOGRAFIA DA UNIMONTES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.185–194. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1219

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.