TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH

COMO MINIMIZAR SEUS IMPACTOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Jhonathan Martins da Costa Rede Municipal de Ensino de Rio Branco - SEME/RB.

Palavras-chave:

Educação especial, Inclusão escolar, TDAH

Resumo

O presente estudo pretende averiguar a situação atual inclusiva do acesso e permanência qualificada de educandos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade na educação básica pública no município de Rio Branco, capital do estado do Acre. A problemática apresentada se refere à um transtorno neurobiológico identificado ainda na infância, portanto, idade escolar do público alvo dos sistemas municipais de educação, e não havendo uma legislação, instrução normativa ou orientação oficial pela Secretaria Municipal de Rio Branco, a respeito do trato pedagógico que deve ser dado aos mesmos. Através de uma metodologia qualitativa, oriundo do debruçamento sobre as políticas, orientações e documentos referentes ao trato de alunos com TDAH e o direito ao acesso à educação especial. Identificou-se ser primordial que as escolas possam ter condições de ofertar um aporte pedagógico a fim de minimizar os impactos no processo de aprendizagem de alunos com TDAH.

Biografia do Autor

Jhonathan Martins da Costa, Rede Municipal de Ensino de Rio Branco - SEME/RB.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC); Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo INEC; Graduado em Pedagogia pela FAVENI. Professor de Carreira do Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Rio Branco - SEME/RB.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Costa, J. M. da . (2023). TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH: COMO MINIMIZAR SEUS IMPACTOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.324–332. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1095

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL