AS CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, Hannah Arendt, Educação Superior

Resumo

Este estudo é um recorte de um trabalho maior de doutoramento em educação que apresenta sua fundamentação teórica nos escritos de Hannah Arendt.  Portanto este estudo propõe  refletir sobre as contribuições filosóficas da autora sobre a categoria trabalho e a formação do profissional de psicologia no Brasil. Para o alcance da reflexão, foram realizados levantamentos sobre as contribuições da autora em suas obras e na área de psicologia de trabalhos específicos sobre a formação do profissional de psicologia no Brasil. Para a realização das análises, foram utilizadas as ferramentas da análise de conteúdo egundo Bardin (2011), considerando a categoria trabalho e sua relação com o termo competências na literatura específica. A reflexão apontou para uma assincronia entre o atendimento do trabalho proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e as demandas reais de trabalho.

Biografia do Autor

Jociane Marthendal Oliveira Santos, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Santos, J. M. O. ., & Lima, P. G. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.269–276. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1090

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR