ELEMENTOS PARA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Autores

  • Pedro Henrique Sobral Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Campus de Marília
  • Aline de Novaes Conceição UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal https://orcid.org/0000-0002-6640-461X

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Educação Infantil

Resumo

Não se pode deixar a Educação Infantil nas mãos espontâneas da vida, sendo necessário, compreender o que se precisa ensinar, pois, a educação precisa ter sentido e significado. A forma como as instituições escolares, entre elas as instituições de Educação Infantil se organizam para produzirem estes processos é denominada de currículo. Contudo, será que essa ideia sempre perdurou na Educação Infantil? A partir dessa problematização, objetivam-se, apresentar resultados de estudo, buscando compreender elementos históricos e filosóficos da Educação Infantil a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Compreenderam-se que historicamente e filosoficamente, as alterações das concepções de crianças, produziram avanços na Educação Infantil. Contudo, ainda é necessário, assumir o ensino sistematizado na primeira etapa da educação básica, como expressão do direito das crianças pequenas ao seu pleno desenvolvimento, afastando-se do assistencialismo e da preparação para o Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Sobral , Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Campus de Marília

Licenciado em filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) (2018), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília/SP.

Aline de Novaes Conceição, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Docente Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal. Doutora e mestra em educação, Especialista em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva e Pedagoga, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília/SP. Especialista em Gestão Educacional e Psicopedagoga Institucional e Clínica.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Sobral , P. H. ., & Conceição, A. de N. . (2023). ELEMENTOS PARA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.352–358. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1099

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 9 - EDUCAÇÃO INFANTIL