A MAIORIDADE DO SINAES

IMPACTOS E DESAFIOS ENQUANTO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

Resumo

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi implementado em 2004 e trouxe mudanças significativas para e na educação superior, em termos de políticas públicas educacionais, propondo uma avaliação ancorada em três pilares principais: a avaliação institucional, a avaliação de cursos de graduação e a avaliação do desempenho dos estudantes. Tendo completado 18 anos de existência em 2022, alcançando sua maioridade, algumas mudanças foram realizadas pelo poder executivo na estruturação e lógica do Sistema, por meio de legislações complementares, sem alterações em termos do poder legislativo. Nesse contexto, esse artigo propõe resgatar brevemente a historicidade da avaliação no país pré-implementação do SINAES, bem como analisar as mudanças ocorridas no Sistema desde a sua criação. Algumas reflexões surgem em razão do estudo proposto, principalmente após a implementação de índices, como o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), em um momento de forte expansão da educação superior. Em termos legais, esses índices foram instituídos com a justificativa de se acompanhar a qualidade dos cursos de graduação (em ciclos trienais) e das Instituições de Ensino Superior. Porém, muitos são os questionamentos em relação a eles, principalmente no tange à clareza de seus insumos e sua efetividade em termos de publicização de resultados e atendimento ao caráter público da avaliação preconizado pelo SINAES.

Biografia do Autor

Rafael Ângelo Bunhi Pinto, UNISO - Universidade de Sorocaba

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO), vinculado à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior da Universidade de Sorocaba (GEPES-UNISO). Avaliador ad hoc do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Pinto, R. Ângelo B. . . (2023). A MAIORIDADE DO SINAES: IMPACTOS E DESAFIOS ENQUANTO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.lxxvii-lxxxix. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1130