O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP)

UM OLHAR PARA O CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, SARESP, Contexto educacional pós-pandemia

Resumo

No contexto educacional pós-pandemia da Covid-19 é relevante identificar são as lacunas e dificuldades acadêmicas que os estudantes do Ensino Fundamental – anos iniciais apresentam. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma análise comparativa dos índices do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP) nos anos de 2019, 2021 e 2022 no que tange o componente curricular de Língua Portuguesa. Além da análise dos dados, se fez pertinente considerar os caminhos metodológicos adotados neste período associando-os aos impactos nas aprendizagens. Apesar de ações pedagógicas já tomadas terem possibilitado pequena melhoria, o caminho para recuperar o que se perdeu nesse período ainda é longo, pois é preciso pensar nas turmas já avaliadas e nas que ainda serão. Portanto, há que se olhar para os dados e pensar em possiblidades e delineamentos teórico-metodológicos coerentes com o momento atual.

Biografia do Autor

Juliana Oliveira Coutinho, UNESP - Universidade Estadual Paulista de Bauru

Mestranda em Docência para a Educação Básica pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista de Bauru (UNESP), Coordenadora de Gestão Pedagógica de Escola da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.

Vanessa Cruz de Castro, UNESP - Universidade Estadual Paulista de Bauru

Mestranda em Docência para a Educação Básica pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista de Bauru (UNESP), Coordenadora de Gestão Pedagógica de Escola da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.

Thaís Cristina Rodrigues Tezani , UNESP - Universidade Estadual Paulista de Bauru

Docente do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista de Bauru (UNESP). Orientadora da pesquisa.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Coutinho, J. O. ., Castro, V. C. de ., & Tezani , T. C. R. . (2023). O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP): UM OLHAR PARA O CONTEXTO PÓS-PANDEMIA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.237–245. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1084

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN