A EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-PANDEMIA

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação, Ensino Fundamental, Pandemia

Resumo

O texto aborda os comportamentos considerados atípicos de educandos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental e seus processos de alfabetização, no período pós-pandemia. Evidencia as dificuldades e os desafios a serem enfrentados por todos, sejam educandos, pais, gestores escolares, e principalmente educadores, na tentativa e busca de amenizar e/ou superar os impactos negativos acarretados na educação pública, posto pelo período pós-covid 19. Por meio dos resultados, observou-se que muitos educandos apresentaram significativos problemas socioemocionais, sejam eles manifestados e/ou externalizados por meio de sentimentos relacionados ao medo, à angústia e dores físicas, além também do seu próprio processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Mariclei Przylepa, Professora Coordenadora da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora Coordenadora da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS. Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Currículo, Formação de Professores e Conselhos Municipais de Educação. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa “Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)” e “Conselhos Municipais da Educação no Brasil - GEP CMEBr”.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Przylepa, M. . (2023). A EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-PANDEMIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA PRÁTICA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.xiii-xxi. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1125