AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Educação de surdos, Avaliação, Gestão, Educação Básica

Resumo

O texto aborda a educação de surdos na educação básica e no ensino superior, um tema complexo e que requer uma abordagem assídua e com formação adequada. Demonstra as pesquisas com alguns marcos legais de implantação do sistema educacional inclusivo no Brasil. A avaliação e a gestão da educação de surdos nesses níveis de ensino são essenciais para garantir uma educação de qualidade e inclusiva para os alunos surdos. Os resultados evidenciam que a realidade destes no ensino superior parece não ser diferente da realidade na educação básica no Brasil. Ambas devem considerar a importância da língua de sinais, a necessidade de adaptações curriculares, a oferta de recursos tecnológicos e pedagógicos, a formação continuada dos profissionais envolvidos e a garantia de acessibilidade em todos os aspectos da vida acadêmica dos estudantes surdos.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Leança Soares Alves, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Carlos, campus Sorocaba. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba (1994), graduação em Habilitação Deficientes da Audiocomunicação pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (1996), graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), graduação em Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade de Sorocaba (1998) e mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2005). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de São Carlos na subárea de Língua Brasileira de Sinais.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Alves, T. C. L. S. . . (2023). AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.lxvii-lxxvi. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1129