A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA NA PERSPECTIVA DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTE

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, Engajamento de estudante, Estudantes cotistas

Resumo

Neste estudo se propõe avaliar a variável engajamento de estudante em suas três frentes: cognitivo, afetivo e comportamental. O objetivo central desta pesquisa consiste em realizar estudos acerca do engajamento de estudante no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Taguatinga. A metodologia utilizada nesta pesquisa possui uma abordagem dual que abrange tanto a análise qualitativa quanto a análise quantitativa. O Campus Taguatinga foi escolhido como ponto focal em razão de possuir as três modalidades de curso de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Além disso, dentre os Campus do IFB, este Campus é o que tem o maior número de cursos de graduação. Para além destes fatores, também foi elaborado um acervo de documentação governamental, artigos, dissertações, dentre outros. A partir de evidências nas comparações da vaiável: engajamento de estudante, entre estudantes das modalidades de cursos e entre outras diferenças de perfis, apontar propostas pedagógica que minimizam as diferenças.

Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Sousa , . . A. S. de . (2023). A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA NA PERSPECTIVA DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTE . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.256–268. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1087

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR