A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL APÓS A LDB Nº 9.394/96

Autores

  • Simone Beretta Faian UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Gestão democrática, Política educacional, Vertente

Resumo

Este trabalho visa analisar os marcos normativos do Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul após a LDB nº. 9.394/96, buscando explicitar os fatores condicionantes da gestão efetivada de vertente democratizante. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados a análise documental. O problema levantado pela pesquisa é: que decisões são tomadas pelo Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul no que se refere à gestão escolar de vertente democratizante? Através dos resultados, percebe-se que o Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul teve significativos avanços de vertente democratizante, instituindo e fortalecendo os canais de participação nas decisões pedagógicas, administrativas e financeira da escola, estabelecendo uma legislação própria que regulamenta a gestão democrática do ensino, garante a participação da comunidade na eleição de diretores escolares e dos membros do Conselho Escolar.

Biografia do Autor

Simone Beretta Faian, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – (UFGD-Dourados).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Faian, S. B. . (2023). A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL APÓS A LDB Nº 9.394/96. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.396–400. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1106

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN