AVALIAÇÃO EXTERNA E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Avaliação de sistema, Recontextualização, Uso de Resultados da Prova Brasil.

Resumo

Este trabalho é resultado parcial de uma pesquisa em andamento, na qual se investiga a relação dos resultados da avaliação externa e o currículo escolar. Pelo fato de abordar a investigação de uma política nacional de avaliação da educação básica, se observou no decorrer da pesquisa a necessidade de uma compreensão aprofundada sobre os resultados da Prova Brasil-SAEB no sentido de ir além da pontuação como resultado final. Ou seja, observar se os resultados alcançados no ensino fundamental 1 é crescente a ponto de subsidiar a pontuação no ensino fundamental 2 em uma mesma escola. Para tanto, utilizou-se do entendimento em Ball(2016) sobre a recontextualização do texto da política para apropriação, interpretação e reinterpretação dos resultados no âmbito da instituição escolar. Enfim, buscamos apontar quais são, ainda, os desafios para tradução dos resultados das políticas de avaliação de sistema considerando que estas não se encerram com a divulgação dos resultados.

Biografia do Autor

Rozemeiry Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Linha de pesquisa Política, Gestão e Avaliação Educacional. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL), atuando principalmente nos seguintes temas: Política, Gestão e Avaliação Educacional.Líder do Diretório do Grupo de Pesquisas "Processo(s) de Gestão da Escola e da Formação Docente" - PROGEF. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Políticas e Gestão da Educação - GEPG-UFSCar.. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil ? GEPIE/UFMS. Atualmente pesquisa as políticas de ensino fundamental no Brasil e politicas nacional de avaliação em larga escala na educação básica.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Moreira, R. (2020). AVALIAÇÃO EXTERNA E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.583–590. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/833

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN