PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA:
PERCEPÇÕES DOS ATORES EM VOTORANTIM– SP
Palavras-chave:
Avaliação , Monitoramento, Controle Social.Resumo
O presente artigo faz parte da terceira etapa da pesquisa intitulada “Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP”, desenvolvido pelo GEPLAGE, sendo também recorte de um trabalho de mestrado em educação que analisa o processo de avaliação, monitoramento e controle social do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Votorantim/SP. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial. Como pesquisa de campo aplicou-se questionários aos respondentes, os resultados da pesquisa, evidenciaram os caminhos percorridos, que denotaram impasses vivenciados, apontaram que o processo de monitoramento, avaliações periódicas e formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo PME de Votorantim/SP, ocorreu, mas retratou os limites e fragilidades no que tange aos princípios de participação e controle social, que carecem de constantes qualificações, sobretudo a coordenação de ações, com objetivo de cumprir as metas estabelecidas.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.