PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA:

PERCEPÇÕES DOS ATORES SOCIAIS EM TATUÍ/SP

Autores

Palavras-chave:

Monitoramento, Avaliação , Plano Municipal de Educação.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a construção do Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP, seu processo de implementação, seu monitoramento e avaliação a partir da percepção e atuação dos atores sociais. A abordagem qualitativa foi eleita por não considerar resultados prévios para esta pesquisa e a metodologia utilizada consistiu em pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas coms participantes do processoe planejamento, elaboração, monitoramento e avaliação do PME de Tatuí/SP. Os resultados apresentam que os objetivos dentro do Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP não ficam claros em entrevista com os atores sociais, tampouco seu monitoramento e avaliação para o cumprimento. Percebe-se um desencontro em relação a formação dos entrevistados em relação ao PME e seu monitoramento e avaliação, bem como estratégias que poderiam beneficiar à população de Tatuí/SP quanto ao contrato social na esfera educacional.

Biografia do Autor

Jociane Marthendal Oliveira Santos, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação).

Débora Aparecida Martinho da Silva, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação).

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCar - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Marthendal Oliveira Santos, J. ., Aparecida Martinho da Silva, D. . ., & Lima, P. G. (2024). PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: : PERCEPÇÕES DOS ATORES SOCIAIS EM TATUÍ/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.68–81. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1135

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