MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA

ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS DO MUNICÍPIO DE SALTO/SP

Autores

Palavras-chave:

Planejamento Educacional, Monitoramento, Avaliação

Resumo

Este artigo faz parte do estudo Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, realizado no âmbito do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), da Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba (UFSCar), desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da educação (GEPLAGE) e consiste em analisar as formas e os resultados do processo de monitoramento e avaliação dos PMEs, tendo em vista a agenda de trabalho, o fluxo de monitoramento e de encaminhamentos para a correção de fluxo. Apresenta-se dados a respeito da constituição e trabalho da Comissão de Monitoramento do PME da Estância Turística de Salto/SP, utilizando-se da pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, partindo da importância que os elementos de avaliação e monitoramento do PME para os resultados concernentes ao planejamento educacional.

Biografia do Autor

Ione Barbosa Fonseca, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba/SP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação – GEPLAGE/UFSCar Sorocaba.

Lucas Bogoni , UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba/SP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação – GEPLAGE/UFSCar Sorocaba.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Fonseca, I. B., Bogoni , L., & Lima, P. G. (2023). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS DO MUNICÍPIO DE SALTO/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.63–75. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1065

Edição

Seção

PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)