O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)

ORIGEM E CONCEPÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Educação, Monitoramento , Avaliação

Resumo

O presente trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação do Mestrado, em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, Campus Sorocaba. Teve como objetivo discutir à luz do I Plano Nacional de Educação (2001 a 2010) e do II Plano Nacional de Educação (2014 a 2024) o planejamento educacional quanto a formulação de agenda estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamentos para a correção de fluxos. Baseado em pesquisa bibliográfica e documental, contextualizando os marcos históricos na Educação do Brasil, no que tange acompanhar as relações entre o planejado, discutido e realizado, reconhecendo se as ações são pautadas ou não na democratização, seguidas da determinação constitucional e do direito social da educação básica brasileira, sem desvios ou rupturas. Espera-se com a temática explicitada abrir espaços e reflexões na busca da consolidação de um sistema nacional de educação pública, gratuita, laica, democrática, não excludente e de qualidade socialmente referenciada.

Biografia do Autor

Camila Vieira Genkawa Silva, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Supervisora de Ensino do Sistema Municipal de Ensino de Votorantim.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Silva, C. V. G. ., & Lima, P. G. (2023). O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): ORIGEM E CONCEPÇÕES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.215–224. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1082

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN