OS CONSELHOS ESCOLARES E AS CONTRIBUIÇÕES DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Conselho escolar. Gestão escolar. Gestão democrática.

Resumo

O processo de democratização da educação adquiriu expressividade com a aprovação da constituinte de 1988 que instituiu a gestão democrática do ensino público. Nesse contexto, o conselho escolar representou um grande avanço para a democratização da educação. Partindo desse cenário, propõe-se nesta pesquisa analisar a estrutura de funcionamento e o processo de tomada de decisões no Conselho de Escola de uma unidade escolar do interior do Estado de São Paulo. O estudo parte da seguinte problematização: as práticas instituídas pelos diretores na organização e no funcionamento do conselho escolar promovem e efetivam a gestão democrática do ensino público, tendo em vista a ampliação da participação de diferentes segmentos nas decisões do conselho? Assim sendo, o estudo fundamentado em uma pesquisa qualitativa busca investigar como as práticas instituídas pelos diretores podem favorecer (ou não) a gestão democrática nesse órgão colegiado visando identificar cenários de gestão que colaboram com a gestão participativa.

Biografia do Autor

Eduardo Castilho, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Estudante de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais - membro do grupo de pesquisa em políticas públicas da UNICID.

Angela Maria Martins, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – (UNICID)

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Castilho, E., & Martins, A. M. (2020). OS CONSELHOS ESCOLARES E AS CONTRIBUIÇÕES DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.746–750. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/831

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN