O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE SOROCABA/SP

Autores

Palavras-chave:

Qualidade socialmente referenciada, Gestão democrática., Sorocaba/SP

Resumo

As estratégias e dispositivos para a implementação da gestão democrática e a qualidade socialmente referenciada no Conselho Municipal de Educação do município de Sorocaba são o foco do presente estudo. Através de uma abordagem qualitativa, a coleta de dados ocorreu por meio da análise da legislação pertinente, da produção acadêmica sobre o assunto (com busca nas principais plataformas científicas brasileiras), de documentos e atas das reuniões do referido conselho e mediante entrevistas semiestruturadas com membros do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba no ano de 2017. Em decorrência deste estudo, observa-se que, na percepção dos conselheiros, há a necessidade de consciência e ação não somente para inferir na educação socialmente referenciada e em suas estratégias e mecanismos predominantes, mas para consolidar um projeto de sociedade que atua, movimenta a história e movimenta-se com a história. Espera-se que esta pesquisa contribua com diretrizes e reflexões sobre os dados apresentados, suas fragilidades, avanços e perspectivas, ampliando as informações sobre a Educação no município de Sorocaba/SP e seu Conselho Municipal de Educação.

Biografia do Autor

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, UFSCar/Sorocaba

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba) e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, UFSCar/Sorocaba

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba) e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Almenara, G. V. R., Silva, P. R. S. e, & Lima, P. G. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE SOROCABA/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.423–471. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/876