PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O NOVO FUNDEB

RELAÇÃO ENTRE A META 7 E 19

Autores

Palavras-chave:

PNE, Novo Fundeb, Indicadores educacionais

Resumo

Este resumo apresenta reflexões acerca da condicionalidade I do Novo Fundeb para a materialização das metas 7 e 19 do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A partir das pesquisas, documentos e legislação, este trabalho objetivou identificar a relação entre as metas 7 e 19 do Plano Nacional de Educação a partir das proposições do Novo Fundeb. Entre os resultados, destaca-se que os municípios e estados que desejam receber esta complementação deverão cumprir a condicionalidade objetivando a melhoria dos indicadores de qualidade da educação, foco da meta 7 do PNE por meio da gestão democrática. Com os estudos realizados nos documentos legais, é possível afirmar que ao cumprir a condicionalidade I indicada no Valor Anual por Aluno (VAAR), os estados e municípios contribuem para o fortalecimento da gestão democrática no país e para a melhoria dos indicadores de qualidade da educação.

Biografia do Autor

Edcleide da Silva Pereira Novais, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB, vinculada a Lpq3: Educação, Gestão e Desenvolvimento Local e Sustentável. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (EDUCATIO).

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Orientadora (UNEB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educatio – Políticas Públicas e Gestão da Educação.

 

Verbênia Almeida dos Santos, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/UNEB, vinculada a Lpq3: Educação, Gestão e Desenvolvimento Local e Sustentável.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Novais, E. da S. P. ., Pimentel, G. S. R. ., & Santos, V. A. dos . (2023). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O NOVO FUNDEB: RELAÇÃO ENTRE A META 7 E 19. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.401–404. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1107

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN