O DOMÍNIO DA INTERNET NA ASCENDÊNCIA DA ESCRITA

INFERÊNCIAS E ANÁLISES

Autores

Palavras-chave:

Senso-Comum, Textos eletrônico, Escrita

Resumo

O presente artigo pretende analisar o denodo da escrita na produção textual, seja no conflito de ideias, quanto na sapiência linguística, averiguando a persuasão da Internet na grafia, ou seja, escrita de textos escolares. Os procedimentos e as metodologias para coleta de dados utilizadas para conseguir esses fins fundar-se em teorias linguísticas, ilusórias, virtuais ou não. Este artigo considera que através das redes sociais trabalhada em sala de aula, os alunos reflitam sobre a importância da escrita, em questões científicas, em questões cotidianas, suscitas no senso-comum. Com foco nos dados alçados, pode-se proferir que o texto eletrônico transcende o desenvolvimento da ascensão das informações como da desenvoltura textual, necessários na capacidade criadora da escrita, embora não disfarce no domínio dos preceitos linguísticas de seu usuário. Contudo, acreditamos que o desafio da Educação, é oportunizar sentido aos tirocínios das redes sociais quanto ao uso da linguagem no contexto de aprendizagem escolar. 

Biografia do Autor

Alexandre Rosa, CMPVZ

Professor do Colégio Municipal Padre Vergílio Zoppi de Barra da Estiva – BA. Licenciatura em Letras português/inglês e Artes Visuais, Pós-graduado em psicopedagogia (Faculdade de Salvador) e Gestão Escolar (UFBA) Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS.

Antônio Carlos Coqueiro Pereira, IESKS/PY

Professor de escola pública da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva – BA. Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS.

Warley Gomes Teixeira, CAIC/BA

Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS. Diretor no do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire - CAIC (BA).

Vera Belinato, CABC/BA

Mestranda em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS. Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002). Especialista em Magistério Superior, em Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação e supervisão escolar, e em Gestão Escolar e Educacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (GEPGEIF). Professora no Centro Educacional Barra do Choça – CEBC/BA.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Rosa, A., Pereira, A. C. C., Teixeira, W. G., & Belinato, V. (2020). O DOMÍNIO DA INTERNET NA ASCENDÊNCIA DA ESCRITA: INFERÊNCIAS E ANÁLISES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.493–502. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/883

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE