ENSINO DE HISTÓRIA EM CURRÍCULOS OFICIAIS

O LUGAR DA DIVERSIDADE EM DOCUMENTOS FEDERAL E ESTADUAL

Autores

Palavras-chave:

Política de currículo, Ensino de história, Diversidade

Resumo

O presente trabalho é resultado inicial de pesquisa objetiva trazer contribuições sobre o debate da implementação da política pública de novos currículos para o ensino de história. O estudo baseia-se em uma análise dos textos de dois documentos oficiais, a saber: Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Paulista. Em especial, com recorte no componente curricular história focando no texto referente ao sexto ano do ensino Fundamental. A leitura desses documentos analisa o lugar e os sentidos atribuídos ao significante diversidade no tocante das relações étnico-raciais. O estudo é de viés qualitativo e de caráter documental e bibliográfico. As considerações parciais apontam que tais currículos tentam fixar sentidos híbridos para o significante diversidade, silenciando e ocultando sentidos de debates e lutas históricas, ao hibridizar seus usos, de maneira que podemos compreender a escrita de tais textos em uma perspectiva da interculturalidade funcional, que indica a despolitização do processo educativo.

Biografia do Autor

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, UNITAU - Universidade de Taubaté

Professora Doutora da Universidade de Taubaté - Programas de Mestrado em Educação e em Desenvolvimento Humano - e do Centro Universitário do Sul de Minas – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Guilherme Alves Barbosa, UNITAU - Universidade de Taubaté

Bolsista de Iniciação Científica (CNPq - PIBIC) estudante do Curso de Licenciatura em História, da Universidade de Taubaté.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Ribeiro, S. L. S. ., & Barbosa, G. A. . (2023). ENSINO DE HISTÓRIA EM CURRÍCULOS OFICIAIS: O LUGAR DA DIVERSIDADE EM DOCUMENTOS FEDERAL E ESTADUAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.375–379. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1102

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE