O ESPAÇO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Alfabetização, Letramento, Coordenador

Resumo

Este artigo versa sobre o papel da coordenação pedagógica, voltado para o Bloco Inicial de Alfabetização, especificamente no âmbito da apropriação da leitura e da escrita. Objetiva explicitar e analisar a sistematização da coordenação pedagógica no Distrito Federal, os impasses e desafios que têm reverberado na implementação burocrática de suas atribuições. Está constituído por três seções que discorrem a respeito da coordenação pedagógica e da alfabetização/letramento enquanto cumprimento de políticas públicas no âmbito educacional. Ancoramos o estudo no Plano Distrital de Educação – PDE, mais precisamente na Meta 2, que se incumbiu do acesso e permanência do estudante da rede pública de ensino no Distrito Federal a partir dos 6 anos, também na LDBEN/1996, com  aporte legitimador desta política, dentre outros referenciais que tratam do exercício do papel da coordenação na escola, percebemos que o coordenador pedagógico tem buscado esta sincronização, contudo, sente dificuldade no cumprimento de suas atribuições.

Biografia do Autor

Lucineide Alves Batista Lobo, UnB

Mestranda em educação pela Universidade de Brasília.

Ana Kátia da Costa Silva, UnB

Mestranda em educação pela Universidade de Brasília.

Camilli de Castro Barros, UnB

Mestranda em educação pela Universidade de Brasília.

Solange Alves de Oliveira-Mendes, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Doutorado em Educação na UFPE. Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Referências

ALARCÃO, I. Do olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In: RANGEL, M. (Org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2005.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2º Ciclo. Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Brasília, 2014.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. Brasília, DF, 1961. Disponível em:http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf. Acesso em 14 nov. 2019.
DISTRITO FEDERAL. Diretrizes Pedagógicas do Bloco Inicial de Alfabetização. 2 ed. Brasília: 2012.
DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. 1. ed . São Paulo: Cortez, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIMA, H. C. de. Um olhar histórico sobre a supervisão. In. RANGEL, Mary (org.). Supervisão Pedagógica: princípios e práticas. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002.
MAIRNARDES, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.
MARTINEZ, A. Educar e instruir: a instrução popular na Corte imperial. Dissertação de Mestrado em História, Niterói: UFF, 1997.
ORSOLON, L. A. M. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/ na escola. In: O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 1ª, São Paulo: Loyola, 2010.
SAVIANI, D. A supervisão escolar em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, N. S. (org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5ª Ed. São Paulo: Autores Associados, 2019.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Autêntica, 2017.
SOARES, M. Metamemória – memórias: travessia de uma educadora. São Paulo, Cortez, 1991.
URBAN, L. Supervisão Educacional: Sim ou Não? Revista da Educação AEC (57). Brasília: AEC, 1985.
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Cortez, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Lobo, L. A. B., Silva, A. K. da C., Barros, C. de C., & Oliveira-Mendes, S. A. de. (2020). O ESPAÇO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.531–541. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/886

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO