AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO CAMINHO PARA O ENSINO EFICIENTE NA REDE DE ENSINO DO AMAZONAS

Autores

  • Ronilda Rodrigues UFAM - Universidade Federal do Amazonas
  • Elsilene Nogueira UFJF - Universidade de Juíz de Fora https://orcid.org/0000-0003-4701-3485
  • Sander José Couto da Silva UFV - Universidade Federal de Viçosa
  • Yamille Azevedo Coelho CENF/SEDUC-AM

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, AVAM, Recuperação de aprendizagem

Resumo

Criada em 2020, a Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas - AVAM, é um mecanismo para medir o aprendizado e a partir do resultado, traçar estratégias de recuperação. O objetivo deste trabalho é apresentar esta política e seus reflexos no planejamento das ações da Secretaria. É uma pesquisa qualitativa com fundamentação bibliográfica e documental. Espera-se contribuir para a reflexão sobre a importância da Avaliação da Aprendizagem e as possibilidades de ações para garantir o direito à educação. Os resultados evidenciaram que a modalidade remota para os estudantes da educação básica não foi eficaz, pois as escolas obtiveram desempenho inferior a 30%, o que sinaliza a urgência em um trabalho de recuperação. A SEDUC implantou a partir de 2020 o Programa de Recuperação de Aprendizagem, contemplando várias estratégias que podem contribuir para que as lacunas sejam sanadas. Faz-se necessário realizar novos estudos a fim de averiguar os resultados dessas ações.    

Biografia do Autor

Ronilda Rodrigues, UFAM - Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Assessora Pedagógica do Escritório de Gestão de Projetos – SEDUC/AM.

Elsilene Nogueira, UFJF - Universidade de Juíz de Fora

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade de Juíz de Fora – UFJF; Assessora Pedagógica da Coordenação do Ensino Fundamental – CENF/SEDUC-AM.

Sander José Couto da Silva, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Yamille Azevedo Coelho, CENF/SEDUC-AM

Especialista em Gestão Escolar; Assessora Pedagógica da Coordenação de Ensino Fundamental - CENF/SEDUC-AM.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Rodrigues, R., Nogueira, E., Silva, S. J. C. da ., & Coelho, Y. A. . (2023). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO CAMINHO PARA O ENSINO EFICIENTE NA REDE DE ENSINO DO AMAZONAS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.246–255. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1085

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN