A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O USO DOS APLICATIVOS E REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS AVALIATIVAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Avaliação da Aprendizagem, Língua Portuguesa

Resumo

O presente artigo analisa a importância da avaliação da aprendizagem na Educação Básica, com foco na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, foi realizado como método a pesquisa qualitativa, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais. O principal objetivo é analisar ferramentas online que podem ser empregadas para a avaliação da aprendizagem. Ademais, pretende-se compreender o que é “avaliar” e o que deve ser considerado em uma avaliação na disciplina de Língua Portuguesa. Pretende-se demonstrar a importância da avaliação para averiguar se os alunos estão produzindo conhecimentos, suas potencialidades e limitações, bem como para perceber os erros e acertos da função do professor, visando à melhoria constante do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Davi Xavier Rocha, UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestrando no PPGICH da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Graduando em Pedagogia – Uniasselvi. Graduado em Direito (UNIFIPMoc).

Ana Angélica Miranda Veloso, UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestranda no PPGICH - UFVJM. Graduanda em Letras – FIH-UFVJM. Graduada em Direito (FEVALE); Graduada em Humanidades (UFVJM); Graduada em Pedagogia (Claretiano).

Natane Pereira da Silva Gonçalves, UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Graduanda em Letras – FIH-UFVJM; Graduada em Humanidades (UFVJM); Graduada em Pedagogia (FUNIP).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Rocha, D. X. ., Veloso, A. A. M. ., & Gonçalves, N. P. da S. . (2023). A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DOS APLICATIVOS E REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS AVALIATIVAS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.370–374. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1101

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE