EXPERIÊNCIAS COM PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E LETRAMENTO NA SALA DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lucimara Cristina Gregório UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Letramentos, Alfabetização

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo apresentar a experiência em alfabetização e letramento desenvolvido a partir do trabalho com a consciência fonológica, trazida pela BNCC como uma condição necessária à aquisição da leitura e da escrita. Numa sala de 1º ano do Ensino Fundamental, nível I, na escola municipal EMEF Georgina Amaral Santos Lopes, localizada no município de Ourinhos, interior do estado de São Paulo, foram aplicados pré-testes para levantamento dos níveis de consciência fonológica e as hipóteses de escrita dos alunos participantes, e a partir, destes testes, foram planejadas e desenvolvidas práticas de letramento aliadas a atividades para a apropriação das habilidades fonológicas. Ao final do desenvolvimento dessas práticas, foram realizados pós-testes para concluirmos qual a relação da consciência fonológica e a apropriação da leitura e escrita.

Biografia do Autor

Lucimara Cristina Gregório, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis

Mestranda do PROFLETRAS, mestrado profissional da área de Letras, pela UNESP de Assis. Professora alfabetizadora efetiva de Educação Básica na EMEF Georgina Amaral Santos Lopes, em Ourinhos/SP, em exercício numa sala de 1º ano.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Gregório, L. C. . (2023). EXPERIÊNCIAS COM PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E LETRAMENTO NA SALA DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.459–470. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1117

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO