DESLOCAMENTOS ENTRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E O COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA:

BREVES DISCUSSÕES

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas, Alfabetização Infantil, Análise de discurso.

Resumo

O presente texto insere-se no debate sobre as políticas públicas de alfabetização infantil no Brasil e nas análises do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/FURG) que envolvem as políticas educacionais. Tem o objetivo de apresentar breves discussões acerca dos deslocamentos entre a Política Nacional de Alfabetização (2019-2022) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (2023). Inspirado nos Estudos Foucaultianos em Educação, especialmente, na análise de discurso, esse trabalho partiu do seguinte questionamento: quais deslocamentos iniciais percebemos entre a Política Nacional de Alfabetização e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada? Para tal empreendimento, foram selecionados dois materiais: o Caderno da PNA e a Cartilha Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A análise apontou para uma série de deslocamentos significativos entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que revelam mudanças nas abordagens, nos processos de formulação e nas concepções subjacentes à alfabetização infantil.

Biografia do Autor

Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte , Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS. Professora de Educação Infantil e Anos Iniciais. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e In/Exclusão - GEIX/FURG.

Amanda Porto da Cruz , Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS. Professora da Educação Infantil no município do Rio Grande/RS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão - GEIX/FURG e do Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente - CEPE/UFPel.

Anderson Luiz Gonzalez , Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e In/Exclusão - GEIX/FURG.

Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS. Supervisora Escolar da rede municipal de Alegrete. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e In/Exclusão - GEIX/FURG.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Luciene de Albuquerque Bragamonte , P. ., Porto da Cruz , A. ., Luiz Gonzalez , A. ., & Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil , N. . (2024). DESLOCAMENTOS ENTRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E O COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA: : BREVES DISCUSSÕES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.188–197. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1144

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

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