DESLOCAMENTOS ENTRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E O COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA:
BREVES DISCUSSÕES
Palavras-chave:
Políticas públicas, Alfabetização Infantil, Análise de discurso.Resumo
O presente texto insere-se no debate sobre as políticas públicas de alfabetização infantil no Brasil e nas análises do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/FURG) que envolvem as políticas educacionais. Tem o objetivo de apresentar breves discussões acerca dos deslocamentos entre a Política Nacional de Alfabetização (2019-2022) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (2023). Inspirado nos Estudos Foucaultianos em Educação, especialmente, na análise de discurso, esse trabalho partiu do seguinte questionamento: quais deslocamentos iniciais percebemos entre a Política Nacional de Alfabetização e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada? Para tal empreendimento, foram selecionados dois materiais: o Caderno da PNA e a Cartilha Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A análise apontou para uma série de deslocamentos significativos entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que revelam mudanças nas abordagens, nos processos de formulação e nas concepções subjacentes à alfabetização infantil.
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