O CONCEITO DE LETRAMENTOS E O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Letramentos, Letramento literário, Hábito de ler

Resumo

O conceito de letramento é realizado de forma equivocada, buscando-se definir algo que possui, na verdade, múltiplos sentidos. Dentre esses significados e aspectos de letramentos, encontra-se o letramento literário, cuja aplicação na escola é importante, sobretudo considerando a relevância da leitura. O objetivo do texto, portanto, é analisar diversidade de conceitos de letramentos e como pode ser realizado o letramento literário em sala de aula. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa fundamentada em pesquisa bibliográfica. Espera-se, com este estudo, contribuir para a observância das práticas de letramento na Educação Básica, considerando a importância do hábito de ler e do gosto da leitura.

Biografia do Autor

Ana Angélica Miranda Veloso, UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestranda no PPGICH da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Graduanda em Letras – FIH-UFVJM. Graduada em Direito (FEVALE); Graduada em Humanidades (UFVJM); Graduada em Pedagogia (Claretiano).  

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Veloso, A. A. M. (2023). O CONCEITO DE LETRAMENTOS E O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.171–180. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1074

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO