INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

O PEC-G COMO UMA POLÍTICA DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES AFRICANOS

Autores

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Internacionalização, Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Resumo

Esse trabalho contempla parte da pesquisa de mestrado, que visou compreender trajetórias e estratégias de estudantes estrangeiros para lidarem com as práticas de leitura e escrita na UFSJ. Nossa pesquisa envolveu 14 participantes de nove nacionalidades e metade destes (sete estudantes) estavam vinculados por intermédio do PEC-G. Ao analisarmos os dados acerca do ingresso de estrangeiros no Brasil via PEC-G, constatamos ser esse o programa que mais insere estrangeiros nas IES brasileiras e realizamos uma análise documental, a fim de melhor compreender a política e discutir seus dados, e é esse o recorte apresentado aqui. O Programa, apesar de proporcionar mobilidade a países africanos, latino-americanos, caribenhos e asiáticos, vem contribuindo de forma mais ativa para a inserção de estudantes africanos desde 2000. Os capitais descritos por Bourdieu são essenciais para a titulação no Brasil e o fortalecimento das relações Sul-Sul depende da sensibilidade às questões pertinentes aos países envolvidos.

Biografia do Autor

Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del Rei – (PPEDU/UFSJ-São João del Rei).

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Santos, P. A. D. G. C., & Macedo, M. do S. A. N. (2020). INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O PEC-G COMO UMA POLÍTICA DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES AFRICANOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.630–641. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/793

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR