A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR

UM CAMINHAR DE PERSPECTIVA E INCENTIVO NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS

Autores

Palavras-chave:

Letramento, Linguagem, Síntese e intercâmbio social

Resumo

O papel da leitura tem função fundamental no desenvolvimento, crescimento e no intelectual do ser humano. Para basicamente tudo ela é necessária, desde uma simples lista de compras, uma lista telefônica até a necessidade de extrair informações científicas e acadêmicas. A leitura, entretanto, não pode ser uma mera decodificação de letras e palavras, e sim, um processo amplo e complexo que suscita do leitor vastos conhecimentos, além da noção linguística que em conjunto e respectivamente devem ser trabalhados com o objetivo de desenvolver a aptidão leitora dos indivíduos. Contudo, quando é entendida a oralidade pelo professor? Assim, a intenção deste artigo é meditar enunciações no que se refere a seu entrosamento sobre a importância do letramento na formação do leitor, com um acordo de que linguagem são intercâmbios social, e, consequentemente, distintas percepções de linguagem, sobretudo, a língua na sua versão oral e escrita.

Biografia do Autor

Alexandre Rosa, CMPVZ

Professor do Colégio Municipal Padre Vergílio Zoppi de Barra da Estiva – BA. Licenciatura em Letras português/inglês e Artes Visuais, Pós-graduado em psicopedagogia (Faculdade de Salvador) e Gestão Escolar (UFBA) Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS.

Antônio Carlos Coqueiro Pereira, IESKS/PY

Professor de escola pública da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva – BA. Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS.

Warley Gomes Teixeira, CAIC/BA

Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS. Diretor no do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire - CAIC (BA).

Vera Belinato, CABC/BA

Mestranda em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS. Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002). Especialista em Magistério Superior, em Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação e supervisão escolar, e em Gestão Escolar e Educacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (GEPGEIF). Professora no Centro Educacional Barra do Choça – CEBC/BA.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Hucitec / Petrópolis: Vozes, 1986.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, Brasiília: Ministério da Educação, 1997.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Letramento e Alfabetização/Língua Portuguesa. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.
CAVALCANTE, M. C. B; MELO, C. T. V. de. Oralidade no ensino médio: em busca de uma prática. In: BUZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 181-198.
FREIRE, P. Da leitura do mundo à leitura da palavra. Leitura: teoria e prática. Porto Alegre: Mercado Aberto, nov. 1982.
KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1995.
KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2002.
LAJOLO, M. (Org.). A importância do ato de ler. São Paulo: Moderna, 2003.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4ed. São Paulo: Ática, 1999.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008.
MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez 2001.
MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2000.
RANGEL, E. Livro didático de língua portuguesa: o retorno do recalcado. In: DIONÍSIO, A.; BEZERRA, M. A. O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontológicas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de letras, 2004.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de letras, 2004.
SOARES, M. Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Editora Moderna, 1999.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Rosa, A., Pereira, A. C. C., Teixeira, W. G., & Belinato, V. (2020). A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UM CAMINHAR DE PERSPECTIVA E INCENTIVO NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.515–523. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/884

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO