OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOCENTES DE SOROCABA-SP

Autores

Palavras-chave:

Sorocaba-SP, Ensino Médio, Coordenação Pedagógica

Resumo

O presente trabalho é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba que teve por objetivo analisar os conhecimentos necessários ao trabalho do coordenador pedagógico do ensino médio a partir das perspectivas docentes de Sorocaba-SP. Para efeitos de coletas de dados foi elaborado um questionário semiestruturado e aplicado em trinta docentes de quatro instituições que ofereciam ensino médio, sendo duas centrais públicas e duas privadas. A centralidade da problemática foi orientada pela contribuição de Lima (2011) identificando treze setores específicos do trabalho do coordenador pedagógico. A proposta aos docentes foi a de discriminar tais setores no cotidiano da escola dentro do processo de intervenção desse profissional. Os resultados das devolutivas apontaram que, embora os docentes concordem que os treze setores contemplam o trabalho do coordenador pedagógico, isso não ocorre de forma paralela e constante no seu cotidiano.

Biografia do Autor

Daniele Xavier Ferreira Giordano, UFSCar/Sorocaba

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba).  Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Referências

BARROS, Maria do Desterro M. da R. N; LOPES, Laurilene Cardoso da Silva; CARVALHÊDO, Josania Lima Portela. Apontamentos históricos da trajetória do coordenador pedagógico no Brasil. Anais do VIII FIPED, MA: 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID2915_09092016155429.pdf. Acesso em 30 abr.2019.
BOCCIA, Margarete Bertolo; DABUL, Marie Rose; LACERDA, Sandra da Costa (orgs.).Gestão Escolar em Destaque (Pedagogia de A a Z; vol.5). Jundiaí, Paco Editorial: 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 1988.
BRASIL. Lei 12. 796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 10 fev.2019.
BRASIL. Lei 12.061, de 27 de outubro de 2009. Altera o inciso II do art. 4o e o inciso VI do art. 10 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para assegurar o acesso de todos os interessados ao ensino médio público. Brasília, DF: 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12061.htm. Acesso em: 10 fev.2019.
BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 10 fev.2019.
BRASIL. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm. Acesso em 10 fev.2019.
BRASIL. Lei 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Brasília, DF: 1982. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7044.htm. Acesso em 10 fev.2019.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 fev.2019.
CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e a nossa voz: alguns fatores que intervêm na atuação do coordenador. In: PLACCO, V de Souza; ALMEIDA, L. R (orgs.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança, v. 3, São Paulo: Loyola, 2001.
CURY, Carlos Roberto Jamil. O ensino médio no Brasil: histórico e perspectivas. Educação em revista, v. 27, p. 73 citation_lastpage 84, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl. 2ª tiragem. São Paulo: Heccus Editora, 2017.
LIMA, Paulo Gomes. SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, v.2, n.4, p.77-90, 2007. Disponível em http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656/1343. Acesso em: 30 ago.2018.
LIMA, Paulo Gomes (org.). A organização do trabalho do coordenador pedagógico. Pará de Minas/MG: VirtualBooks, 2011.
MESQUITA, Silvana Soares de Araujo; LELIS, Isabel Alice Oswaldo Monteiro. Cenários do Ensino Médio no Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 23, n. 89, p. 821-842, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v23n89/1809-4465-ensaio-23-89-0821.pdf. Acesso em: 23 nov.2018.
SAVIANI, Demerval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.) Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
TEIXEIRA, Olga Cristina da Silva; MATSUBARA, Sílvia Hiroko Sonoda. Setor de Comunicação. In: Lima, Paulo Gomes (org.). A organização do trabalho do coordenador pedagógico. Pará de Minas/MG: VirtualBooks, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Giordano, D. X. F., & Lima, P. G. (2020). OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOCENTES DE SOROCABA-SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), P.503–514. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/878

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE