MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA:

PERCEPÇÕES DOS ATORES EM SOROCABA/SP

Autores

Palavras-chave:

Controle Social, Gestão Democrática e Participação, Sorocaba/SP.

Resumo

O objetivo deste estudo na área de política e gestão da educação foi o de analisar as ações de monitoramento e a avaliação do Plano Municipal de Educação de Sorocaba/SP, com foco no controle social, sob a perspectiva dos atores envolvidos no processo. A metodologia foi desenvolvida por meio de pesquisa de cunho qualitativo, com entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado de questões. O tratamento dos dados realizou-se por meio da análise de conteúdos, sustentada em Bardin (1977). Contribuíram para a coleta de dados (03) três atores, sendo um componente da Equipe Técnica do PME, um membro do Fórum Permanente de Educação e um membro do Conselho Municipal de Educação. A pesquisa delimitou-se ao período de 2015-2020. Os resultados mostram que o município de Sorocaba apresentou descontinuidade de ações nas etapas de monitoramento e avaliação do PME e por consequência teve o controle social prejudicado, o que impacta diretamente na qualidade da educação, e na implementação de políticas públicas educacionais no município de Sorocaba/SP.

Biografia do Autor

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara , Prefeitura Municipal de Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação e supervisora de ensino da Rede Oficial de Ensino da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de Alagoas - UFAL /Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Vasques Rodrigues Almenara , G., & Lima, P. G. (2024). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: : PERCEPÇÕES DOS ATORES EM SOROCABA/SP . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.1–27. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1132

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.