AVALIAÇÕES EXTERNAS E CURRÍCULO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional, Avaliação Externa, Base Nacional Comum.

Resumo

As avaliações externas e a Base Nacional Comum Curricular são o centro das políticas educacionais contemporâneas, direcionando mudanças na organização da escola pública. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar a centralidade das avaliações externas e do currículo no processo de gestão da escola, na estruturação da dinâmica escolar, no currículo e nos modelos de avaliação que são vivenciados na escola pública. A abordagem qualitativa foi o instrumento utilizado para a realização da pesquisa, por meio de um levantamento de estudos e legislação que tratam da discussão. Como resultados, pode-se destacar que o currículo escolar é padronizado e prescritivo por meio da Base Nacional Comum Curricular e as avaliações são realizadas mediante o paradigma das avaliações externas, como o SAEB, reduzindo experiências, vivências e construções dinâmicas na escola.

Biografia do Autor

Matheus Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões. Membro do GAE (Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional.

Givanildo da Silva , Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela UFPB. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do GAE (Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional).

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Vieira da Silva, M. ., & da Silva , G. . (2024). AVALIAÇÕES EXTERNAS E CURRÍCULO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.239–248. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1149

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN