EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

DESAFIO E SUPERAÇÃO DO PROFESSOR NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Maria José da Silva IESKS - Instituto de Educación Superior Kyre`y Sãso

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Inovação, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente artigo traz para o meio acadêmico uma temática de interesse de todos os educadores, o principal objetivo proporcionar subsídios relevantes para fortalecer as práticas pedagógicas, com o intuito de possibilitar a preparação do professor para o enfrentamento dos desafios trazidos pelos estudantes que são oriundos de múltiplos contextos. Discorre um leve percurso histórico sobre as Tendências pedagógicas, que perpassou a educação até os dias atuais. Também explicitará a importância da inovação das práxis educativas, problematizando os desafios enfrentados pelos professores em sala de aula, pelos quais levam o rompimento de paradigmas arcaicos, é de notoriedade a resistência de alguns docentes diante da inovação. A metodologia de pesquisa que de origem a escrita desse artigo, foi de cunho qualitativo, teve como base revisão bibliográficas, utilização de livros e análise de dados encontrados. Este estudo tem a pretensão de alcançar diversos públicos que tiver interesse pela temática abordada.

Biografia do Autor

Maria José da Silva, IESKS - Instituto de Educación Superior Kyre`y Sãso

Mestranda em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais-Instituto de Educación Superior Kyre`y Sãso (IESKS), Professora da Educação Básica (Fundamental I) no Município de Paulo Afonso - Bahia. 

Referências

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, Penso, 2018.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre-RS, Artmed, 2002.

CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA–Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, 2008. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/download/227/126. Acesso 20 maio 2020.

CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996

HADDAD, M. E. Inclusão escolar desafios e superações. São Paulo: Ed. Reino, 2019.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no oficio de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed editora, 2002.

PERRENOUD, P. As competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed editora, 2002.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed.rev.— Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea).

YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Silva, M. J. da . (2021). EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DESAFIO E SUPERAÇÃO DO PROFESSOR NO ÂMBITO ESCOLAR. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.20–27. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/969

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE