PROBLEMATIZAÇÃO E MEDIAÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CONTEXTO DA QUEIXA ESCOLAR

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabrieli Quevedo Meira UNESP - Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Processo ensino-aprendizagem, Diálogo família-aluno-escola, Psicologia Histórico-cultural

Resumo

A Orientação à Queixa Escolar é o resultado dos encaminhamentos feitos de crianças identificadas com dificuldades no processo de escolarização. Este trabalho consiste em um relato de experiência realizado durante a graduação de psicologia, em uma disciplina de Estágio Obrigatório, no ano de 2019. Para tanto, teve como objetivo realizar intervenções no contexto da queixa escolar, na tentativa de mobilizar a rede comunicativa entre escola, família e alunos, para os alunos teve a elaboração de atividades psicoeducativas, orientadas pela perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados encontrados nos revelam a falta de comunicação entre a rede família-aluno-escola; os estereótipos de aluno “fracassado” se encontram presentes nos discursos dos profissionais da educação, dos familiares e no próprio relato dos alunos. Identificou-se que os sentidos e significados atribuídos pela sociedade enquanto modelo de família tradicional, aluno ideal e padronização das práticas pedagógicas movimentam esta rede de relações no sentido de culpabilizar os indivíduos.

Biografia do Autor

Gabrieli Quevedo Meira, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Assis. Especialista em MBA em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Piracicaba. Especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFSP) – Campus Baixada Santista.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Meira, G. Q. (2023). PROBLEMATIZAÇÃO E MEDIAÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CONTEXTO DA QUEIXA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.450–458. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1116

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO