CÍRCULOS DE CULTURA EM GOIÂNIA

MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Círculo de Cultura, Alfabetização de Jovens Adultos e Idosos em Goiânia-GO, Memória e História

Resumo

O artigo trata de uma experiência que fez parte da história da educação de pessoas jovens, adultas e idosas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), na década de 1990, denominada Círculos de Cultura. O percurso metodológico da pesquisa analisou fontes bibliográficas e documentos produzidos pela experiência, dentre eles os cadernos de registro dos alfabetizadores, folder, projetos e relatórios. O aporte teórico principal foram obra de Paulo Freire para compreensão da sua concepção sobre Círculos de Cultura e da apropriação dessa na experiência de educação de adultos por essa secretaria municipal. As reflexões indicam que os Círculos de Cultura se constituíram como importante recurso político-pedagógico para a alfabetização de adultos e como um espaço alternativo de diálogo sobre a vida e a inserção dos alfabetizandos na comunidade; influenciaram também nas práticas pedagógicas da SME, voltadas a pessoas jovens, adultas e idosas nas décadas que sucederam esta experiência.

Biografia do Autor

Cláudia Borges Costa, UFG - Universidade Federal de Goiás

Professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, realiza Estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Maria Margarida Machado, UFG - Universidade Federal de Goiás

Docente do PPGE/ FE/UFG. Coordenadora do Projeto Centro Memória Viva/GO

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Costa, C. B. ., & Machado, M. M. (2023). CÍRCULOS DE CULTURA EM GOIÂNIA: MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.289–300. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1092

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS