EXAMES DE CERTIFICAÇÃO NO ESTADO DE GOIÁS

CARACTERIZAÇÃO E ESTRUTURA EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Educação de adultos, Exames de certificação, Políticas públicas

Resumo

Esta pesquisa se vincula ao Centro Memória Viva: Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro-Oeste (CMV) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo é compreender as características e estrutura educacional dos exames de certificação (Exames de Madureza, Exames Supletivos e ENCCEJA) no contexto do Estado de Goiás. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica de caráter documental e historiográfico. As fontes foram obtidas junto ao CMV e a Secretaria de Educação de Goiás (Seduc/GO). As análises evidenciam que a dinâmica dos exames respondeu às finalidades educacionais historicamente desenhadas para a educação de adultos no cenário nacional e local. Espera-se com este estudo, contribuir com o desdobramento de investigações históricas que tomem a educação de jovens, adultos e idosos no estado de Goiás como objeto.

Biografia do Autor

Ana Santana Moreira , UFG - Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Professora da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. 

Lucas Martins de Avelar , UFG - Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Rones de Deus Paranhos, UFG - Universidade Federal de Goiás

Docente dos Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Orientador da pesquisa.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Moreira , A. S. ., Avelar , L. M. de ., & Paranhos, R. de D. . (2023). EXAMES DE CERTIFICAÇÃO NO ESTADO DE GOIÁS: CARACTERIZAÇÃO E ESTRUTURA EDUCACIONAL . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.277–288. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1091

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS