MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA

ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS DO MUNICÍPIO DE TATUÍ/SP

Autores

Palavras-chave:

Monitoramento, Planejamento Educacional, Plano Municipal de Educação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender a composição e atuação da comissão de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Tatuí. O município de Tatuí pertence à região metropolitana de Sorocaba, alvo de uma pesquisa maior sobre os Planejamentos Educacionais desenvolvida nesta região. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com foco no levantamento documental do município e relatórios sobre o PME na plataforma do PNE em movimento do governo federal e de suas respectivas análises.  O estudo revelou diversas dificuldades no processo de monitoramento, ausência de informações e na articulação entre os órgãos envolvidos no monitoramento local e entre os entes federados.

Biografia do Autor

Jociane Marthendal Oliveira Santos, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela UFSCar- campus Sorocaba. Psicóloga, Pedagoga e Mestra em Educação pela UFSCar- campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

 

Débora Aparecida Martinho da Silva, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Mestranda em Educação pela UFSCar- campus Sorocaba. Pedagoga Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Inclusão Social. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Psicopedagoga Clínica da Rede Municipal de Conchal.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Santos, J. M. O. ., Silva, D. A. M. da ., & Lima, P. G. (2023). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS DO MUNICÍPIO DE TATUÍ/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.91–104. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1067

Edição

Seção

PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)