DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS

CONVERSAS A RESPEITO DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação Escolar, Gestão Educacional

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo apresentar o relato de experiência do projeto de extensão pedagógica realizado com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, nos campi de Guarapuava-PR, Chopinzinho-PR e Pitanga-PR. O projeto Diálogos Pedagógicos foi desenvolvido para auxiliar na formação dos estudantes de Pedagogia, proporcionando-lhes momentos de diálogos com profissionais mais experientes e atuantes nos espaços da docência e da gestão pedagógica. Foram convidados pedagogos e profissionais atuantes no campo da docência na educação infantil, do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no atendimento a alunos autistas, no atendimento às necessidades educacionais especiais (NEE), na gestão e coordenação pedagógica de instituições escolares. A experiência permitiu conhecer as peculiaridades dos diversos campos de atuação do pedagogo, auxiliando os estudantes no direcionamento de suas carreiras profissionais e áreas de pesquisa.

Biografia do Autor

Saulo Rodrigues de Carvalho, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/FLC-Araraquara-SP). Professor adjunto A da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO/Guarapuava-PR). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNICENTRO-Guarapuava-Irati-PR).

Eliane Dominico, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Manuela Pires Weissbock Eckstein, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós-graduada em Design Instrucional/Educacional pelo Instituto de Desenho Instrucional (em andamento). Atualmente, é professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO e Design Educacional de Cursos de Educação a Distância da UNICENTRO e também da Universidade Virtual do Estado do Paraná.

Solange Aparecida de Oliveira Collares, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste

É Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é membro do Grupo de Pesquisa HISTEDBR- Campos Gerais/PR. Professora efetiva na Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, trabalha no departamento de Pedagogia.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Carvalho, S. R. de ., Dominico, E., Eckstein, M. P. W., & Collares, S. A. de O. . (2023). DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: CONVERSAS A RESPEITO DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E PEDAGOGOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.518–523. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1123

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES