PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

A BNCC E A SOLICITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Autores

Resumo

Este texto discute a atualidade da formação de professores no Brasil a partir da BNCC e o ensino por competências. Traça a historicidade da formação de educadores, a reflexão sobre a necessidade da formação numa perspectiva crítica em que os grupos representados tenham participação ativa e respectiva representatividade.

Biografia do Autor

Erika dos Reis Gusmão Andrade , UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo.  Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor,da Educação Básica e Superior, formação profissional e superior, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.

Referências

AGUIAR, M.A.S.; DOURADO, L.F. (orgs.) A BNCC na contramão do PNE 2014-2014: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC: Brasília, 2017.

BRASIL. MEC. Nota Técnica nº 793/2015-CGLNRS/DPR/SERES/MEC. Grade curricular de cursos de educação superior. Dúvidas mais frequentes. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17472- nt-n793-2015-grade-curricular&category_slug=maio-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 20 nov 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP 02/2015 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. MEC: Brasília - DF, 2015.

BRASIL. Resolução CNE/CP 02/2019 - Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a

Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC Formação). MEC: Brasília - DF, 2019.

CURY, C.R.J.; REIS, M.; ZANARDI, T.A.C. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

RAMOS, M.N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Andrade , E. dos R. G. . (2022). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: A BNCC E A SOLICITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p. xxxiii-xl. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1050