A GESTÃO NO ÂMBITO DA ESCOLA PÚBLICA

DESAFIOS E PROPOSIÇÕES

Autores/as

Palabras clave:

Gestão Educacional, Políticas Públicas Educacionais, Escola Pública Brasileira

Resumen

O trabalho apresenta discussões sobre a Gestão Educacional no âmbito da escola pública brasileira, partindo de análises teóricas acerca dos desafios enfrentados para a implementação de um modelo democrático e seus reflexos na atuação do gestor. Teve como objetivo identificar os principais desafios sobrepostos ao cargo de gestor educacional frente às exigências constitucionais no país. Foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Dos resultados obtidos verificamos que são muitos os desafios sobrepostos à atuação do gestor educacional e, consequentemente, a incorporação de um modelo democrático, entre eles estão: a falta de autonomia; a ausência da comunidade educacional; a existência de uma “gestão dos resultados”; os conflitos internos e de ordem pessoal; e a aplicabilidade das políticas e legislações educacionais. Estes sinalizam a ineficiência das políticas públicas educacionais em um cenário de crise.

Biografía del autor/a

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Paraná - UFOPA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela UFOPA.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Paraná - UFOPA

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOPA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, nível 2.

Archivos adicionales

Publicado

2020-03-22

Cómo citar

Soares, L. de V., & Colares, M. L. I. S. (2020). A GESTÃO NO ÂMBITO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.561–572. Recuperado a partir de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/828

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN