O CONSELHO MUNICIPAL DE SOROCABA E O EXERCÍCIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Conselhos Municipais de Educação, Gestão democrática, Participação e autonomia, Sorocaba-SP, Políticas Públicas

Resumo

Dentre os maiores avanços da Constituição cidadã de 1988 está a garantia da “Gestão Democrática” para toda a Educação pública. Embora essa salvaguarda esteja em vigor há mais de 30 anos na Carta Magna, esse modelo de gestão ainda não se encontra efetivamente implantado no país, e a participação popular nas tomadas de decisão da Educação está longe de ser uma prática frequente. Na ausência de mecanismos que garantam a participação ativa da comunidade na definição das prioridades educacionais, parte significativa dos municípios do país tem assistido sucessivamente ao implantar e desimplantar de políticas públicas que seguem agendas propostas por cada governo, resultando muitas vezes em um grande número de ações em descompasso umas com as outras e na falta de nucleação dos recursos humanos em torno de objetivos comuns. Essa excessiva alternância de diretrizes fundamentais em uma área que demanda políticas perenes e de longo prazo para sua efetivação tem contribuído sistematicamente para reduzir o alcance das políticas Educacionais junto à população mais carente, e, portanto, para retardar a ação transformadora da Educação junto à sociedade. Aproximar a população da discussão e construção das políticas públicas na Educação, mais que um dever moral, é um compromisso constitucional e uma necessidade para a construção de políticas de Estado duradouras. O presente trabalho faz uma reflexão sobre o papel dos Conselhos Municipais nesse cenário, apresenta um pouco do contexto do município de Sorocaba e apresenta algumas das ferramentas e ações adotadas pelo Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO) nos últimos anos com vistas à adoção de uma gestão mais democrática.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva Simões, CMESO, Unesp/Sorocaba

Mestre e Doutor em Eng. Elétrica pela Escola Politécnica (USP). Livre-Docente em Robótica e Inteligência Artificial (Unesp). Diretor do Campus de Sorocaba da Unesp. Presidente (2017-2019) e membro do CMESO. Pesquisador PQ-2 do CNPq em Divulgação Científica. Fundador da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR). Orientador no Programa de Pós-Graduação em Eng. Elétrica da Unesp e Coorientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Miriam Cecília Facci, CMESO, UDEMO

Diretora de Escola da Rede Estadual do Estado de São Paulo, Aposentada, Presidente Regional de Sorocaba da UDEMO – Sindicato de Especialistas de Educação do Estado de São Paulo. Membro do CMESO Representante do Magistério Público Estadual. Presidenta (agosto a novembro de 2019) e Vice-presidenta (2017 a 2019; atual gestão de 2020) do CMESO. 

Danieli Casare da Silva, CMESO, Sedu/Sorocaba

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar). Diretora de Escola na Rede Municipal de Sorocaba. Presidenta do CMESO (novembro de 2019 a março 2020). Atual membro CMESO.

Ana Cláudia Joaquim Barros, CMESO, Sedu/Sorocaba

Pedagoga (PUC-SP). Especialista em Gestão Escolar (UFSCar). Diretora de Escola da Rede Municipal de Educação de Sorocaba. Conselheira do CACS-FUNDEB (2014-2016 e 2019-2020). Presidenta (março de 2020 a atual) e membro do CMESO.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Simões, A. da S., Facci, M. C., Silva, D. C. da, & Barros, A. C. J. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL DE SOROCABA E O EXERCÍCIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.14–39. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/893