(DES)IGUALDADE E (IN)JUSTIÇA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

ENEM, Seleção, (In)justiça

Resumo

Esta pesquisa aborda o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto política pública, mas também como exame de seleção e de eliminação. O objetivo é o de apresentar se, e como, o exame tem se legitimado. Apresenta-se uma análise quanti-qualitativa dos dados provenientes de uma pesquisa empírica, cujos respondentes são professores e alunos de três escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal. O referencial teórico é composto por autores como: Bourdieu (2014); Bourdieu e Passeron (2012; 2015); Bianchetti (2001); e Valle (2013a; 2013b). Os resultados atestam o êxito do Exame em legitimar a si e ao seu processo de seleção. Isso se comprova pela ampla adesão e pelo fato de que a maioria dos participantes – 75,33% dos estudantes e 62,5% dos professores – avaliam sua forma de seleção como justa, pautados na igualdade formal, não obstante as desigualdades materiais entre os candidatos.

Biografia do Autor

Fabricio Cardoso da Silva, IFG/GO

Mestre em Educação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – (IFG/GO).

Juvenilto Soares Nascimento, UFSCar

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

BIANCHETTI, R. G. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 56).
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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-18

Como Citar

Silva, F. C. da, & Nascimento, J. S. (2020). (DES)IGUALDADE E (IN)JUSTIÇA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.758–762. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/901

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN