A FORMAÇÃO DOCENTE E A PERSPECTIVA CRÍTICO REFLEXIVA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Joelma Eugênia Lopes UNIFAL
  • Amanda Santos UNIFAL
  • Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza UNIFAL

Resumo

Este estudo é um recorte dos estudos de mestrado em educação no programa de pós graduação em Educação vinculado à Universidade Federal de Alfenas, MG trazendo a possibilidade de trabalhar com a discussão da formação docente na perspectiva crítico reflexiva como foco central a pensar as contribuições que impactam no processo de formação continuada de professores. Por meio da pesquisa qualitativa, utilizamos a exploração bibliográfica com foco da temática .Como objetivo de refletir sobre a formação continuada de professores numa perspectiva crítico reflexiva. Apresentaremos um estudo teórico sobre a formação continuada de professores a partir de autores que influenciam diretamente o campo da formação de professores, são eles: Giroux, ano, Abreu Souza & Feldmann, 2022, Freire, 1996, Giroux & McLAREN 1993, Nóvoa, 2022. Compreendemos que a formação continuada deve superar a racionalidade técnica.

Biografia do Autor

Joelma Eugênia Lopes, UNIFAL

Mestranda em Educação pela UNIFAL, campus Alfenas, MG. Pedagoga. Membro do FORMATIO (Grupo de Estudos e Pesquisas em educação.

Amanda Santos, UNIFAL

Mestranda em Educação pela UNIFAL, campus Alfenas, MG. Professora de Geografia. Membro do FORMATIO (Grupo de Estudos e Pesquisas em educação.

Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, UNIFAL

Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP, Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP e Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela UBC.Pedagoga pela Universidade do Vale do Paraíba. Realizou estágio pós-doutoral no Programa Educação:Currículo da PUC-SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente (UNIFAL-MG). Membro da ANPEd, da Associação Brasileira de Currículo e de grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Joelma Eugênia Lopes, Amanda Santos, & Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza. (2025). A FORMAÇÃO DOCENTE E A PERSPECTIVA CRÍTICO REFLEXIVA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.195–200. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1220