AVALIAÇÕES EXTERNAS E DESIGUALDADES SOCIAIS: OS IMPACTOS NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Andressa Vitoria Rodrigues da Silva UFAL/Maceió
  • Givanildo da Silva

Resumo

As desigualdades fazem parte da história do Brasil desde o início, mas foi com o nascimento do capitalismo que as desigualdades sociais se intensificaram. O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica, a qual teve como objetivo mapear as produções acadêmicas defendidas na última década (2015/2025) sobre as avaliações externas e as desigualdades sociais. A metodologia esteve pautada em uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo exploratório, tendo como técnica a Revisão Sistemática da Literatura (Galvão; Ricarte, 2020). Os estudos revelam que as avaliações externas, com o pressuposto de melhorar a qualidade da educação ofertada nas escolas, sobretudo as públicas, acabam tendo o efeito oposto e contribuem para a manutenção das desigualdades sociais.

Biografias Autor

Andressa Vitoria Rodrigues da Silva, UFAL/Maceió

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE).

Givanildo da Silva

Doutor em Educação pela UFPB. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE).

Ficheiros Adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Andressa Vitoria Rodrigues da Silva, & Givanildo da Silva. (2025). AVALIAÇÕES EXTERNAS E DESIGUALDADES SOCIAIS: OS IMPACTOS NA ESCOLA PÚBLICA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.101–105. Obtido de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1209

Edição

Secção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN