PARA ALÉM DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Autores

  • Danilo Augusto Dias Universidade Estadual Paulista
  • Sara Fonseca Universidade Estadual Paulista
  • Joyce Mary Adam Universidade Estadual Paulista

Resumo

Este trabalho é um excerto da dissertação de mestrado do primeiro autor e se integra no conjunto de pesquisa desenvolvido por todos os autores no grupo de pesquisa JOVEDUC. Nele buscamos refletir sobre a gestão democrática e propomos como teoria basilar a Pedagogia Institucional (PI) desenvolvida na França. Acreditamos que a PI pode enriquecer a compreensão sobre a temática abrindo espaço para a institucionalização de novos espaços de livre expressão dos estudantes, garantindo não só a participação dos mesmos em organismos representativos, mas viabilizando uma proposta educativa democrática. Em tempos de crise democrática a escola se torna lugar privilegiado para um movimento de retomada dos valores basilares da Democracia, que vão muito além da simples participação na gestão de recursos materiais. A PI, enquanto pedagogia, oferece base epistêmica e metodológica para o desenvolvimento dessa proposta educativa democrática e precisa ser mais bem explorada pelo campo educativo brasileiro.

Biografias Autor

Danilo Augusto Dias, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro. Especialista em Gestão Escolar, Gestão de Pessoas e Educação e Tecnologias. Membro do JOVEDUC (Grupo de Pesquisa sobre jovens, violência e educação).

Sara Fonseca, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro. Especialista em Psicopedagogia e Neurociências. Membro do JOVEDUC (Grupo de Pesquisa sobre jovens, violência e educação).

Joyce Mary Adam, Universidade Estadual Paulista

Professora Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do JOVEDUC (Grupo de Pesquisa sobre jovens, violência e educação).

Ficheiros Adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Danilo Augusto Dias, Sara Fonseca, & Joyce Mary Adam. (2025). PARA ALÉM DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.218–225. Obtido de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1224

Edição

Secção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN