A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE E DOS DOCENTES NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DECENAIS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO:

REFLEXÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Autores

Palavras-chave:

Planejamento educacional, Participação Social, Política Educacional.

Resumo

A construção coletiva de um Plano Municipal de Educação pode gerar “compromisso e responsabilidade” com o planejado, tanto por parte dos governos, quanto da sociedade. Partindo dessa premissa, o presente trabalho objetiva analisar a participação da sociedade na elaboração de Planos Decenais Municipais de Educação e, assim, observar como a atuação dos professores foi mencionada. Foram selecionadas três dissertações para contribuírem com o debate, oriundas de pesquisa bibliográfica na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Pode-se observar que o tema da participação varia bastante a depender de cada município analisado. De modo geral, nota-se que a forma como as propostas e o Plano foram apresentados aos professores e à sociedade civil estão relacionadas com o grau de participação, sendo fundamental a discussão em torno de quem deve conduzir o processo e como deve torná-lo participativo, uma vez que participação real pressupõe construção conjunta.

Biografia do Autor

Rafael Oliveira Veiga Santos, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Vereador do município de Nepomuceno, MG.

Regilson Maciel Borges , Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professor Adjunto do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas do Ensino (DPE) pertencente a Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (FAELCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), atuando no curso de Pedagogia, em cursos de Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional). 

André Randazzo Ortega

Mestre em educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do HISTEDBR – UFSCar-So. Professor de Educação Básica na rede privada de ensino.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Oliveira Veiga Santos, R. ., Maciel Borges , R. ., & Randazzo Ortega , A. . (2024). A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE E DOS DOCENTES NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DECENAIS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: : REFLEXÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.262–272. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1153

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN