OS EFEITOS DA PANDEMIA NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA (2020-2023)

Autores

  • Emanuella Domingues da Silva UFSCar/Sorocaba
  • Débora Dainez UFSCar/Sorocaba

Palavras-chave:

Autismo. Pandemia. Escolarização.

Resumo

O presente estudo aborda a temática da escolarização de alunos com Transtorno do
Espectro Autista (TEA) no período da pandemia (2020-2023). O objetivo é caracterizar e analisar a
produção de conhecimento no sentido de compreender os efeitos da pandemia no processo de
escolarização de estudantes com TEA. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica de cunho
qualitativa. Realizou-se o levantamento sobre a escolarização de estudantes com TEA no contexto da
pandemia no catálogo de teses e dissertações da CAPES e BDTD/IBICT. Os resultados indicaram que
o processo de escolarização desses estudantes dependia do processo colaborativo entre família e
escola para que a singularidade desses estudantes e a sua realidade fosse analisada, e, a partir disso,
fossem criadas estratégias para o processo de inclusão nesse contexto de adversidade.

Biografia do Autor

Emanuella Domingues da Silva, UFSCar/Sorocaba

Graduanda de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba)

Débora Dainez, UFSCar/Sorocaba

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCarSorocaba).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Emanuella Domingues da Silva, & Débora Dainez. (2025). OS EFEITOS DA PANDEMIA NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA (2020-2023). Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p.251–255. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1232