A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E A MÁSCARA DO SEU OBJETIVO EDUCACIONAL SOCIAL, IGUALITÁRIO E DEMOCRÁTICO

Autores

Palavras-chave:

Escola libertária. Escola democrática. Escola igualitária.

Resumo

Neste trabalho, partindo das ideias de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu, sobre a educação e o papel da instituição pública chamada escola democrática e igualitária na concepção dos seus objetivos para poder transformar o sujeito em um ser pensante, critico, transformador e condutor de atitudes que possa modificar a sua adversidade dentro de uma sociedade, indaga-se se, de fato, tal núcleo duro permanece na educação contemporânea. Com base na declaração de que a escola é democrática e igualitária, propõe-se  uma correspondente refutação, pontuando a sua projeção histórica de preservação de valores hegemônicos.  O contraponto para se construir uma outra escola situa-se na construção de uma ideia de cidadão e sociedade que tem como principal dimensão a emancipação do sujeito e suas escolhas na história e com a história.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Coqueiro Pereira, Instituto de Educacion Superior Kyre`y Saso

Professor de escola pública da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva – BA. Mestrando em Educação pelo Instituto de Educacion Superior Kyre`y Saso – IESKS.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Pereira, A. C. C. (2020). A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E A MÁSCARA DO SEU OBJETIVO EDUCACIONAL SOCIAL, IGUALITÁRIO E DEMOCRÁTICO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.671–677. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/771

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA