O CURRÍCULO E A ESCOLA PÚBLICA

REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO DA POBREZA

Autores

Palavras-chave:

Escola pública, Educação, Currículo

Resumo

O presente estudo se ampara numa reflexão entre o currículo e sua apreensão dentro da escola pública. O objetivo desta reflexão é considerar como os currículos estão estruturados nas escolas, e como são influenciados pelos processos da modernização e da globalização; afetando a todos, especificamente os sujeitos que vivenciam a realidade da escola pública. É reconhecido que a maioria das escolas públicas em nosso país atende classes menos favorecidas, e a divulgação nos meios de comunicação de que a escola não consegue cumprir sua função social, acaba por justificar, ainda mais, a exclusão e a desigualdade, responsabilizando todos os partícipes - alunos, professores e famílias que vivenciam esse cotidiano. A escolha e o propósito de um currículo podem transformar a visão e a ação de todos, para modificar a realidade e a própria função social da escola pública.

Biografia do Autor

Eliana C. Curvelo, UNESP/Araraquara

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Faculdade de Ciências e Letras  – FCLAr da UNESP/Araraquara-SP.

Sebastião de Souza Lemes, UNESP/Araraquara

Professor Doutor do Departamento de Ciências da Educação na Faculdade de Ciências e Letras  – FCLAr /UNESP/Araraquara-SP.  

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Curvelo, E. C., & Lemes, S. de S. (2020). O CURRÍCULO E A ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO DA POBREZA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.484–492. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/882

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE