A PROPOSTA DO ENSINO MÉDIO E OS JOVENS

POSSIBILIDADES E DESAFIOS FRENTE AOS PROJETOS DE FUTURO

Autores

Palavras-chave:

Reforma educacional, Ensino Médio, Projeções do futuro

Resumo

Este trabalho busca contribuir para a análise e reflexão das relações entre jovens e escola. O estudo tem como objetivo evidenciar, de forma crítica, o sistema educacional posto por meio da reforma do ensino médio, e de que forma a escolarização dos jovens passa a ser comprometida diante deste cenário. É um estudo qualitativo, que parte de um ensaio teórico bibliográfico-documental, intencionando demonstrar a gravidade que a inconsequência ao tratar das questões de escolarização das juventudes pode trazer para os seus futuros, no âmbito pessoal, acadêmico e profissional. Propomos uma discussão sobre a garantia constitucional do ensino médio enquanto proposição intelectual e de preparação para o trabalho, com ênfase numa formação alicerçada no conhecimento pleno, que colabore com o exercício da cidadania e contribua positivamente na construção da identidade dos jovens, percepções de mundo e sociedade, e consequentemente, na elaboração de seus projetos de vida e para o futuro.

Biografia do Autor

Chanauana de Azevedo Canci, URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Bolsista CAPES/Brasil.

Bruna Larissa Cecco, URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Bolsista CAPES/Brasil. Professora EBTT da área de Matemática no Instituto Federal Farroupilha, Câmpus de Frederico Westphalen.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Canci, C. de A. ., & Cecco, B. L. . . (2022). A PROPOSTA DO ENSINO MÉDIO E OS JOVENS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS FRENTE AOS PROJETOS DE FUTURO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.121–128. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1032

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN