O ENSINO CENTRADO EM COMPETENCIAS BASICAS E ESPECÍFICAS

ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS NA PSICOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Competências e Habilidades, Formação, Psicologia

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as competências e habilidades exigidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e como essas são compreendidas na área da psicologia a partir de trabalhos publicados. Trata-se de uma proposta de pesquisa qualitativa e o desenvolvimento deste estudo se orientou metodologicamente pelo levantamento e análise de produções sobre a temática. Este estudo desvelou que existem dois entendimentos na área de psicologia encontrados nos trabalhos analisados: o primeiro é competências e habilidades são necessárias na formação para que ocorram mudanças no exercício profissional e o segundo é que essas competências e habilidades transgridem a subjetividade a fim de impor um modo de vida neoliberal. Foram encontradas muitas críticas a respeito das DCNs com as respectivas competências e habilidades, mas são consideradas necessárias.

Biografia do Autor

Jociane Marthendal Oliveira Santos, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba, bolsista pela CAPES.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Santos, J. M. O. . ., & Lima, P. G. (2022). O ENSINO CENTRADO EM COMPETENCIAS BASICAS E ESPECÍFICAS: ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS NA PSICOLOGIA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.218–229. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1040

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR